O ovo passou muitos anos sendo acusado de elevar os níveis de gordura no sangue, pelo fato de a gema carregar colesterol. Porém, estudos científicos realizados nas últimas décadas, estão desfazendo esse mal-entendido.
De acordo com uma pesquisa do Departamento de Obesidade do Centro de Pesquisa Biomédico da Universidade Pennington, em Louisiana, nos Estados Unidos, o ovo ajuda na perda de peso, pois a proteína encontrada nesse alimento sacia com mais facilidade e ainda torna a digestão mais lenta, retardando a sensação de fome. Por isso é recomendável incluir o ovo no café da manhã. O ideal é consumir o ovo cozido, mexido ou pouché.
Segundo outra pesquisa realizada na Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, o consumo de até sete ovos por semana altera muito pouco as taxas de colesterol.
Pelo fato de possuir leucina, um aminoácido que compõe a proteína da clara, o ovo também é excelente para manter o corpo firme, pois auxilia tanto no crescimento quanto na manutenção dos músculos.
A gema concentra uma boa dose de colina, integrante do complexo B que, por contribuir para a formação de novos neurônios, é considerado valioso para a saúde do cérebro.
Acompanhe as melhores dicas de saúde e qualidade de vida aqui no blog do cirurgião plástico Dr. Marcelo Fauri, atualizado regularmente com os temas e assuntos mais interessantes do momento.